SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Tendência secular dos indicadores de aptidão física relacionados à saúde em criançasEstilo de vida sedentário entre adolescentes na cidade de Ribeirão Preto (SP) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

FRANCISCATO, Suzana Janson et al. Impacto do Programa de educação nutricional "Nutriamigos®" nos níveis de conhecimento sobre alimentação saudável em crianças escolares. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.3, pp. 390-402. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v29.9538.

INTRODUÇÃO: Com o aumento da obesidade infantil, torna-se necessária intervenção educacional nutricional desde a infância. Durante o período escolar, a escola se torna, portanto, o melhor local para a implementação de um programa de educação nutricional. OBJETIVO: O presente estudo foi realizado em uma escola pública e uma particular, com o objetivo de avaliar e comparar o resultado da intervenção do Programa "Nutriamigos®" no conhecimento sobre alimentação e nutrição, de crianças de diferentes níveis socioeconômicos, sexo, idade e Índice de Massa Corporal (IMC) MÉTODO: Estudo longitudinal comparativo, antes e após intervenção educacional. Para a avaliação da intervenção foram selecionadas uma escola pública (escola 1) e uma particular (escola 2). Esta foi uma amostra de conveniência aleatória, comparando alunos de diferentes níveis sociais e econômicos, consistindo de 242 (escola 1) e 99 crianças (escola 2), respectivamente, totalizando 341 crianças, de 6 a 10 anos de idade. O Índice de Massa Corporal foi utilizado para mensurar o estado nutricional. O conhecimento sobre nutrição e alimentação foi avaliado por meio de um questionário de conhecimento, aplicado pré e pós intervenção. A intervenção nutricional constou de 12 aulas de 50 minutos cada. RESULTADOS: A melhora no conhecimento sobre alimentação e nutrição entre os estágios de pré e pós intervenção foi estatisticamente significante. CONCLUSÃO: O Programa "Nutriamigos®" atingiu o objetivo proposto, comprovando que é efetivo em escolas públicas e particulares e não deve ser diferenciado para meninos ou meninas, ou para crianças com peso normal ou excessivo.

Palavras-chave : educação alimentar e nutricional; comportamento alimentar; animação; criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License