SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Hanseníase e Fisioterapia: uma abordagem necessáriaTópicos de metodologia de pesquisa: Estudos de coorte ou cohorte prospectivo e retrospectivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

HOLANDA, Marlon Negreiros de et al. Acidente e lesão vascular com arraia no Alto Juruá, Acre, Brasil: um relato de caso. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.3, pp. 427-432. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v29.9542.

INTRODUÇÃO: Acidentes com peixes, denominados de ictismo, são comuns e são considerados um problema de saúde negligenciado, de alta morbidade e baixa letalidade. Destacam-se os envenenamentos por arraias de água doce, pois são considerados muito graves e uma das mais importantes lesões causadas por animais aquáticos na América do Sul. APRESENTAÇÃO DO CASO: Descrever um acidente e lesão vascular com animais peçonhentos do tipo arraia no alto do Juruá, Acre, Brasil. Paciente do sexo masculino, admitido devido a ferroada de arraia no membro inferior esquerda há 20 dias. CONCLUSÃO: O ferrão da arraia de água doce por possuir características pontiagudas lesionou a veia safena magna, necessitando de uma intervenção cirúrgica. O quadro apresentou evolução negativa devido a não realização de procedimentos necessários no primeiro atendimento, como a limpeza adequada do ferimento e a retirada do ferrão.

Palavras-chave : ictismo; arraias; saúde ocupacional; animais peçonhentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License