SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Interações de pares de bebês em programa de acolhimento institucional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

ABREU, Luiz Carlos de. Ações integradas e o fortalecimento do Sistema Público de Saúde Brasileiro em tempos de pandemias. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2020, vol.30, n.1, pp. 5-8. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.9980.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é a denominação do sistema público de saúde no Brasil, sendo nominada de único na Constituição por se referir a um conjunto de elementos, tais como a universalização, a equidade, a integralidade, a descentralização e da participação popular e que está em convergência com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em que nomina que a saúde é um direito de todos e dever do Estado. Assim, com a criação do SUS, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita, financiada com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme rege o artigo 195 da Constituição Brasileira. Destaca-se que o SUS é um dos mais pujantes e importantes do mundo e que atende cerca de 220 milhões de pessoas. É abrangente e se caracteriza por três pilares de sustentação: a universalidade, a integralidade e a equidade.

Palabras clave : Saúde pública; Sistema Único de Saúde; Universalização da Saúde; Equidade em Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License