SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Meninas Brasileiras que Praticam Balé Clássico Desenvolvem Diferentes Estratégias de Controle PosturalA sala de recepção do ambiente socioeducativo de regime fechado na perspectiva da psicologia ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

GROSSO, Adriana F.. Cannabis: de planta condenada pelo preconceito a uma das grandes opções terapêuticas do século. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2020, vol.30, n.1, pp. 94-97. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.9977.

A cannabis sativa tem uma história fascinante e é utilizada pela humanidade há milênios. Muitas sociedades como a grega, a romana, a chinesa, a africana, indiana e árabe aproveitaram as qualidades da planta, fosse ela consumida como alimento, medicina, combustível, fibras ou fumo. A primeira referência encontrada relativa à utilização terapêutica da planta data de 2700 a.C. e está presente na farmacopeia do Imperador chinês Shen-Nung, onde esta planta era recomendada no tratamento da malária, de dores reumáticas, nos ciclos menstruais irregulares e dolorosos. O livro "De Matéria Médica", escrito pelo médico Pedânio Dioscórides considerado o fundador da farmacologia, traz a Cannabis como uma das substâncias naturais que podem aliviar dores de origem inflamatória. No Brasil, a Cannabis foi trazida por escravos africanos no período colonial, por volta de 1549. Em seguida, o seu uso disseminou-se rapidamente entre os negros escravos e índios, que passaram a cultivá-la. Devido à popularização da planta dentre intelectuais franceses e médicos ingleses do exército imperial da Índia, ela passou a ser considerada em nosso meio como excelente medicamento para muitos males, até ser reprimida pelas autoridades policiais na década de 1930. Descobertas importantes foram destaque no campo da Cannabis somente 60 anos depois com o Sistema Endocanabinoide e seus receptores, neurotransmissores como a anandamida e o 2-AG, revolucionando o entendimento da sinalização molecular que modula dor e analgesia, inflamação, apetite, motilidade gastrointestinal e ciclos de sono, atividade de células imunes, hormônios e muito mais. Estamos diante de uma enorme revolução na área terapêutica em que os fitocanabinoides representam uma das grandes opções terapêuticas do século. Precisamos de uma divulgação ampla de que o CBD não é maconha e que o uso recreativo da maconha nada tem a ver com o uso da Cannabis medicinal, que as pesquisas científicas estão seriamente empenhadas em estabelecer a eficácia da substância em várias patologias. O papel da informação é absoluto e se constitui na principal ferramenta para esclarecer a sociedade.

Palavras-chave : Cannabis sativa; canabinoides; Sistema Endocanabinoide; CBD; opção terapêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License