SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Modulação autonomica cardíaca na artrite idiopática juvenil com uso de medicação biológicaEstado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do corona vírus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

PIMENTEL, Renata Macedo Martins; DABOIN, Blanca Elena Guerrero; OLIVEIRA, Adriana Gonçalves de  e  MACEDO JR, Hugo. A disseminação da covid-19: um papel expectante e preventivo na saúde global. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2020, vol.30, n.1, pp. 135-140. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.9976.

Os coronavírus (CoV) compõem uma grande família de vírus, conhecidos desde meados da década de 1960, que receberam esse nome devido às espículas na sua superfície, que lembram uma coroa (do latim corona). As infecções pelo CoV podem causar desde um resfriado comum até síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV) e a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV). O COVID-19 (SARS-CoV2) é nova variante do coronavírus, sendo que o seu isolamento ocorreu na China em 07/01/2020. O COVID-19 tem se destacado com alto impacto na saúde pública devido ao elevado número de casos com a infecção em um curto período de tempo. Entretanto, é possível observar que apenas 17% dos pacientes confirmados com COVID-19 apresentam infecções graves e cerca de 2,5% destes pacientes morrerem. No entanto, os estudos atuais tem evidenciado que o número de casos leves e assintomáticos podem ser ainda maiores. Dessa forma, destacam-se os desafios para o controle dos casos não notificados de pacientes com sintomas leves que estão espalhando o vírus e interferindo na magnitude e nos dados reais dos casos. A transmissão do coronavírus acontece entre humanos, podendo ocorrer de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse ou espirro, pelo toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido pelo contato com a boca, nariz ou olhos. Dada a oscilação da incidência e da taxa de letalidade reforça-se a importância dos preceitos da promoção da saúde em busca da reorientação de práticas de higiene, considerando que há vigência nos modelos assistenciais em saúde, sendo hegemônico o curativismo e a atual situação vivenciada pela população mundial exige postura preventiva.

Palavras-chave : SARS-CoV-2; 2019 novel coronavirus; COVID-19; promoção da saúde; saúde pública; epidemia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License