SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Medidas de distanciamento social podem ter reduzido as mortes estimadas relacionadas à COVID-19 no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

LOUREIRO, Rubens José. Tomada de decisão em Adolescentes: um constructo multifacetado. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2020, vol.30, n.2, pp. 160-163. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.10362.

Julgar para tomar uma decisão em meio a várias possibilidades que ensejam riscos, perdas, ganhos e incertezas não se configura em questão simples. Nesse processo, o sujeito precisa verificar a situação considerando as alternativas que se compõem de diversos elementos, entre eles, a análise do quanto custará essa decisão e que beneficio terá em resposta, e quais serão as consequências a longo, médio e curto prazo. Nesse sentido, a tomada de decisão está associada ao processo deliberativo e afetivo que se relaciona com múltiplas variáveis que estão interligadas com o fluxo de informações assimiladas pelo agente que é responsável pelo julgamento e pela decisão. Esse processo é interdependente da estrutura do sujeito com os estímulos externos. Dessa forma, as forças do sujeito e as forças sociais são elementos importantes a serem considerados para a tomada de decisão. Para o adolescente essa questão se torna ainda mais importante, pois é uma fase do desenvolvimento humano em que a pessoa apresenta uma série de comportamentos de risco, isso considerando que durante essa etapa da vida está ocorrendo um processo de maturação do sistema nervoso central, que estão relacionadas a tomada de decisão e processos motivacionais. Portanto, tomada de decisão entre adolescentes se configura numa questão complexa que além de fatores biológicos se relacionam diretamente com elementos sociais e psicológicos, depende de uma maturidade no desenvolvimento, mas pode estar prejudicada se as situações de estresse forem estímulos constante na vida dos adolescentes.

Palavras-chave : Sistema nervoso; decisão; adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License