SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Associação da depressão materna, composição da família e pobreza com os cuidados maternos e a saúde física de crianças no primeiro ano de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

BARROS, Monalisa Nascimento dos et al. Escala de Medo da COVID-19 - Validação e adaptação para o Período Perinatal. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.1, pp. 9-17. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.11546.

INTRODUÇÃO: Os efeitos abrangentes sobre a saúde mental da população em razão da rápida disseminação global da COVID-19 são ainda mais perniciosos para grupos específicos de indivíduos, incluindo as gestantes. OBJETIVO: Analisar as propriedades psicométricas da Escala de Medo da COVID-19 no Período Perinatal (EMC19-9). MÉTODO: Trata-se de estudo transversal com de 204 gestantes. As participantes foram recrutadas online por meio das redes sociais. Os critérios para participação na pesquisa foram: grávidas e com idade de 18 anos ou superior. Houve o preenchimento de formulário eletrônico, que incluía a versão portuguesa preliminar da Escala de Medo da COVID-19 (EMC-19), contendo os sete itens da versão original e os dois adicionais relacionados com a gravidez e bebé, variáveis socio-demográficas, psicossociais e relacionadas com a gravidez, bem como as versões brasileiras validadas da Escala de Rastreio da Depressão Perinatal e da Escala de Rastreio da Ansiedade Perinatal. Utilizou-se pacote estatístico do SPSS versão 26. Para medidas paramétricas, o coeficiente de Pearson e o T de Student e não-paramétrica - U de Mann Whitney. E a magnitude dos coeficientes de correlação com sintomatologia ansiosa e depressiva perinatais, os critérios de Cohen. Usou-se o AMOS 26.0, para a análise fatorial confirmatória. Para consistência interna, o alfa de Cronbach. RESULTADOS: Os resultados indicam que a EMC-19-9 é um construto unidimensional, possui qualidades psicométricas robustas, consistência interna do questionário muito boa e mostra ter validade convergente, apresenta correlação moderada e significativa com a ansiedade perinatal e correlação significativa, apesar de ligeira, com a depressão perinatal. CONCLUSÃO: A Escala do Medo do Covid-19 para o Período Perinatal (EMC-19-9) possui qualidades psicométricas robustas e validade convergente. A EMC-19-9 é uma ferramenta confiável e válida para avaliar a gravidade do medo de COVID-19 entre mulheres em período perinatal no Brasil.

Palavras-chave : medo; Covid-19; escala; validação; adaptação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License