SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1COVID-19 Fear Scale - Validation and adaptation for the perinatal periodCow's milk protein allergy, quality of life and parental style author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

SCHERRER, Isabela Resende Silva  and  ALVES, Claudia Regina Lindgren. Associação da depressão materna, composição da família e pobreza com os cuidados maternos e a saúde física de crianças no primeiro ano de vida. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.1, pp. 18-27. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.10859.

INTRODUÇÃO: A saúde integral da criança depende de vários fatores, entre eles a qualidade do ambiente em que vive e dos cuidados que recebe. O bem-estar da criança no início da vida tem impacto na sua saúde futura e das próximas gerações. OBJETIVO: Analisar a associação da depressão materna, composição da família e condições socioeconômicas com o indicador de cuidados maternos e saúde física de crianças. MÉTODO: Coorte retrospectiva que analisou dados de 120 crianças no primeiro ano de vida. Foi criado um Indicador de Saúde e Cuidados Maternos (ISCM), agregando informações sobre crescimento, aleitamento materno, vacinação, profilaxia de anemia ferropriva, adoecimentos e acidentes. A condição socioeconômica e de saúde foram obtidas por entrevista estruturada. A depressão materna foi avaliada pela Edinburgh Postnatal Depression Scale. A associação entre o ICSM e os preditores foi examinada pela Regressão de Quasipoisson. O modelo inicial foi composto por variáveis com p<0,25 na análise univariada e p<0,05 no modelo final. RESULTADOS: As mães eram adultas (83,3%), estudaram, em média, por 10 anos e 36% delas apresentaram sintomas depressivos. Cerca de 37% das famílias eram do tipo monoparental feminino, 59% eram da Classe C1-C2 da ABEP e 12% recebiam o benefício "Bolsa Família". O ISCM foi 8% menor nas crianças cujas mães eram deprimidas (p=0,04) ou não tinham companheiro (p=0,03), e foi 14% maior nas famílias que recebiam o Bolsa família (p=0,02) em relação aos seus pares. CONCLUSÃO: A depressão materna e o arranjo familiar monoparental feminino impactaram negativamente a saúde e os cuidados com a criança, enquanto o programa de transferência condicionada de renda representou um fator de proteção.

Keywords : depressão materna; cuidados maternos; saúde da criança; fatores socioeconômicos; apoio social.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License