SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Escala de Medo da COVID-19 - Validação e adaptação para o Período PerinatalAlergia à proteína do leite de vaca, qualidade de vida e estilos parentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SCHERRER, Isabela Resende Silva  e  ALVES, Claudia Regina Lindgren. Associação da depressão materna, composição da família e pobreza com os cuidados maternos e a saúde física de crianças no primeiro ano de vida. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.1, pp. 18-27. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.10859.

INTRODUÇÃO: A saúde integral da criança depende de vários fatores, entre eles a qualidade do ambiente em que vive e dos cuidados que recebe. O bem-estar da criança no início da vida tem impacto na sua saúde futura e das próximas gerações. OBJETIVO: Analisar a associação da depressão materna, composição da família e condições socioeconômicas com o indicador de cuidados maternos e saúde física de crianças. MÉTODO: Coorte retrospectiva que analisou dados de 120 crianças no primeiro ano de vida. Foi criado um Indicador de Saúde e Cuidados Maternos (ISCM), agregando informações sobre crescimento, aleitamento materno, vacinação, profilaxia de anemia ferropriva, adoecimentos e acidentes. A condição socioeconômica e de saúde foram obtidas por entrevista estruturada. A depressão materna foi avaliada pela Edinburgh Postnatal Depression Scale. A associação entre o ICSM e os preditores foi examinada pela Regressão de Quasipoisson. O modelo inicial foi composto por variáveis com p<0,25 na análise univariada e p<0,05 no modelo final. RESULTADOS: As mães eram adultas (83,3%), estudaram, em média, por 10 anos e 36% delas apresentaram sintomas depressivos. Cerca de 37% das famílias eram do tipo monoparental feminino, 59% eram da Classe C1-C2 da ABEP e 12% recebiam o benefício "Bolsa Família". O ISCM foi 8% menor nas crianças cujas mães eram deprimidas (p=0,04) ou não tinham companheiro (p=0,03), e foi 14% maior nas famílias que recebiam o Bolsa família (p=0,02) em relação aos seus pares. CONCLUSÃO: A depressão materna e o arranjo familiar monoparental feminino impactaram negativamente a saúde e os cuidados com a criança, enquanto o programa de transferência condicionada de renda representou um fator de proteção.

Palavras-chave : depressão materna; cuidados maternos; saúde da criança; fatores socioeconômicos; apoio social.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License