SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Prevalência de obesidade, pressão arterial elevada e dislipidemia e seus fatores associados em crianças e adolescentes de um município amazônico, BrasilAspectos do desenvolvimento motor e da qualidade de vida no contexto da obesidade infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

BIASUTTI, Carolina Monteiro  e  NASCIMENTO, Célia Regina Rangel. O processo de adoção na familia monoparental. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.1, pp. 47-57. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.10364.

INTRODUÇÃO: AIntrodução: Mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas no que tange a organização das famílias e aos papéis de gênero, legitimaram e deram visibilidade a arranjos familiares que divergem do modelo tradicional. Assim, considera-se importante estudar a família monoparental adotiva e suas especificidades. OBJETIVO: Analisar o processo de adoção e a chegada da criança nas famílias monoparentais. MÉTODO: Foram entrevistados quatro mães e um pai, entre 31 e 56 anos, cujos filhos foram adotados com idades entre zero a cinco anos. As entrevistas abordaram a motivação, o processo de adoção, a espera e chegada da criança, e a vivência da monoparentalidade, e foram analisadas com o referencial da Análise Temática. RESULTADO: A motivação para a adoção foi advinda do desejo de constituir ou ampliar a família e exercer a parentalidade. A espera pela criança foi um momento de preparação emocional e financeira para o acolhimento do novo membro e medos e ansiedades relacionados ao processo adotivo foram vivenciados. A adaptação das crianças ocorreu em curto período e foi necessário que os participantes adaptassem sua rotina à nova situação familiar. Em todos os casos foi verificado o acolhimento e apoio da família extensa. CONCLUSÃO: A preparação para a adoção favoreceu o processo de adaptação pais-crianças. A participação da família extensa, bem como as orientações da equipe técnica foram relevantes para as famílias.

Palavras-chave : adoção; família; monoparentalidade; parentalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License