SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1O processo de adoção na familia monoparentalComportamento de crianças e adolescentes em relação ao tempo de tela em Porto Velho, Amazônia Ocidental Brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MARTINS, Maria Iara Socorro et al. Aspectos do desenvolvimento motor e da qualidade de vida no contexto da obesidade infantil. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.1, pp. 58-65. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.11071.

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento infantil é um período de progressivas e complexas transformações relacionadas ao crescimento, maturação, aprendizagem, habilidades motoras e questões psicossociais. OBJETIVO: Analisar o desempenho das habilidades motoras em crianças obesas, analisar a qualidade de vida das mesmas e os níveis de ansiedade e depressão de suas mães. MÉTODO: Pesquisa transversal, descritiva, comparativa e de abordagem quantitativa com crianças atendidas em um ambulatório de endocrinologia pediátrica localizada no município de Fortaleza - CE, entre junho e novembro de 2017. A amostra foi composta por 24 crianças, de 3 a 8 anos de idade. Foi realizada a quantificação antropométrica, aplicação da Escala de Desenvolvimento Motor, do Questionário Pediátrico sobre Qualidade de Vida das crianças (Pediatric Quality of Life Inventory - PedsQL™) e dos questionários de ansiedade e depressão de Beck com as mães. RESULTADOS: 16 eram do sexo feminino e 17 obesos graves. Obteve-se alteração no desenvolvimento motor em quase 100% da amostra, com uma classificação quanto ao nível motor como "inferior" em 42,85% no grupo de obesos e 41,17% no grupo de obesos graves. Houve um predomínio da lateralidade "destro completo" e "indefinida" em ambos os grupos com pouco mais de 40% da amostra. Quanto a qualidade de vida foi observada uma baixa média de escores; estando as mães classificadas, em sua maioria, nos dois grupos, com presença de ansiedade e depressão mínimas. CONCLUSÃO: A obesidade interfere negativamente no desenvolvimento motor global, determinação da lateralidade e qualidade de vida das crianças, percebendo-se níveis mais graves de ansiedade e depressão nas mães de crianças com obesidade grave.

Palavras-chave : obesidade pediátrica; transtornos motores; saúde da criança; qualidade de vida; relações familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License