SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1Behavior in children and adolescents associated to screen time in Porto Velho, Brazilian Western AmazonChagas Disease in the Western Brazilian Amazon: Epidemiological Overview from 2007 to 2018 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

FELIX, Amanda Marreti et al. Análise Qualitativa do Programa Crescer Saudável na Escola - Visão dos Profissionais de Saúde, da Comunidade Escolar e da Família. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.1, pp. 76-83. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.11101.

INTRODUÇÃO: Atualmente, as instituições escolares exercem grande influência na alimentação dos alunos, pois, geralmente, permanecem longo período nestes locais. A Educação Alimentar e Nutricional pode auxiliar numa possível criação de hábitos alimentares saudáveis entre as crianças. OBJETIVO: Analisar os resultados do Programa Crescer Saudável na Escola no que se refere ao estímulo de hábitos alimentares saudáveis entre os pré-escolares em uma escola municipal em São Paulo (SP, Brasil). MÉTODO: O Programa teve duração de 1 ano letivo. A amostra foi composta por 108 crianças de ambos os sexos, com idade de 4 a 6 anos. Foi aplicado um questionário aos responsáveis para caracterização e medir o nível de conhecimento sobre alimentação equilibrada (0-37 pontos) no início e no final do Programa. Foram realizadas dezoito atividades com as crianças, e duas com os pais. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética. RESULTADOS: A maioria dos pais tem ensino médio, recebem de 1-3 salários mínimos e apresentam diagnóstico nutricional de eutrofia. A pontuação média do questionário foi de 27,0±2,5 no início do Programa, e não apresentou diferença significativa no final (p=0,322). A partir do desenvolvimento das atividades educativas foi possível observar que os pré-escolares adquiriram maior conhecimento sobre frutas, verduras e legumes mais comumente consumidos em SP. As percepções da comunidade escolar e das famílias foram positivas. CONCLUSÃO: O Programa proporcionou aumento do interesse sobre práticas alimentares saudáveis entre as crianças.

Keywords : educação alimentar e nutricional; pré-escolar; nutrição.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License