SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Análise Qualitativa do Programa Crescer Saudável na Escola - Visão dos Profissionais de Saúde, da Comunidade Escolar e da FamíliaSimulador de baixo custo para procedimentos de desengasgo e reanimação cardiopulmonar em lactentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MADEIRA, Fernanda Portela et al. Doença de Chagas na Amazônia Ocidental Brasileira: panorama epidemiológico no período de 2007 a 2018. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.1, pp. 84-92. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.10925.

INTRODUÇÃO: A doença de Chagas (DC) é uma enfermidade causada pelo protozoário flagelado da ordem Kinetoplastida denominado Trypanosoma cruzi. Estima-se que oito milhões de pessoas estejam infectadas em todo o mundo, principalmente na América Latina, causando incapacidades e mais de dez mil mortes por ano. OBJETIVO: Descrever o panorama epidemiológico da doença de Chagas na Amazônia Ocidental brasileira no período de 2007 a 2018. MÉTODO: Trata-se de um estudo ecológico e com coleta e análise de dados referentes aos casos confirmados de infecção por T. cruzi nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, por meio de fontes secundárias oriundos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Sistema Único de Saúde (SINAN) do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Os dados foram utilizados para caracterizar o perfil epidemiológico dos infectados por T. cruzi e determinar a frequência da infecção na Amazônia Ocidental RESULTADOS: Houve a notificação de 184 casos de doença de Chagas na Amazônia Ocidental com mais registros nos estados do Amazonas e Acre. CONCLUSÃO: O panorama epidemiológico da Amazônia Ocidental Brasileira no período de 2007 a 2018, compreende uma maior quantidade de casos em indivíduos do sexo masculino, na faixa etária dos 20-39 anos, e provenientes de zona rural. A forma de contágio prevalente na região durante o estudo foi a oral e a maior sazonalidade compreendeu os meses de abril e dezembro. Dados epidemiológicos são um importante recurso para a compreensão da dinâmica da DC e os principais aspectos relacionados no processo saúde-doença.

Palavras-chave : dados epidemiológicos; epidemiologia; tripanossomíase americana.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License