SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Doença de Chagas na Amazônia Ocidental Brasileira: panorama epidemiológico no período de 2007 a 2018Características socioeconômicas influenciam as atitudes face à sexualidade em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

TARGINO, Ailton do Nascimento et al. Simulador de baixo custo para procedimentos de desengasgo e reanimação cardiopulmonar em lactentes. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.1, pp. 93-100. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.11339.

INTRODUÇÃO: O uso da metodologia de simulação realística é utilizado em diversos cenários de aprendizado, permitindo aos discentes a participação direta na problematização de situações que requerem ação profissional imediata. OBJETIVO: Desenvolver, viabilizar e validar um simulador de baixo custo para procedimentos de desengasgo e reanimação cardiopulmonar em lactentes. MÉTODO: Estudo experimental realizado com alunos de graduação do 1° ano do curso de Enfermagem em uma instituição de ensino superior do Estado da Paraíba, foi desenvolvido um modelo simulador com dimensões similares a um lactente com materiais de baixo custo e acessórios para manobras de desengasgo e reanimação cardiopulmonar, viabilizado o uso como protótipo para treinamento de Suporte Básico de Vida. O instrumento de coleta de dados foi o questionário baseado no guideline do Suporte Básico de Vida da American Hearth Association. RESULTADOS: O protótipo para treinamento em Suporte Básico de Vida foi utilizado como adequadamente e viabiliza o processo ensino-aprendizagem como recurso acessível de baixo custo. O questionário aplicado observamos que houve incremento na mediana de acertos e redução na mediana de erros e indicou melhora na aquisição de informações e aprendizado, através do teste de Sinal de Amostras Relacionadas e o teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon, as medianas de acertos (MA) e erros (ME), antes e depois do treinamento, com o aumento de MA e redução em ME com 5% de significância (p<0,001). As respostas as questões Q1, Q2, Q3, Q4, Q8, Q9, Q13 e Q15 mostraram modificações significativas (p<0,05), após o treinamento com o simulador por meio do Jteste de McNemar bicaudal ao estudar as frequências de modificações de respostas. CONCLUSÃO: O protótipo obteve sua aplicação em simulação de atividade de treinamento em Suporte Básico de Vida, viabilizou a realização dos procedimentos da forma adequada em posicionamento e simulação de reanimação cardíaca, ventilação boca/nariz e tapotagem na região escapular, permitiu validar o treinamento de desengasgo e reanimação como uma alternativa de baixo custo para educação em saúde.

Palavras-chave : treinamento com simulação de alta fidelidade; educação médica; reanimação cardiopulmonar; engasgo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License