SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Características socioeconômicas influenciam as atitudes face à sexualidade em adolescentesOportunidades domiciliares no desenvolvimento motor infantil: produção científica da área da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

CALLADO, Alex Nunes; BEZERRA, Italla Maria Pinheiro; SOUSA, Luiz Vinícius de Alcantara  e  ABREU, Luiz Carlos de. Mortalidade e internação por doença hepática na Amazônia Ocidental entre 2008 a 2017. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.1, pp. 116-124. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.11066.

INTRODUÇÃO: As Doenças Hepáticas acontecem assim que ocorrem danificações no fígado, suas causas são variáveis e em sua maioria causada por vírus e ingesta de bebidas alcoólicas. Os números de casos dessa doença têm aumentado significativamente, aumentando também as taxas de mortalidade e as internações por conta da mesma. OBJETIVO: Avaliar a mortalidade e a internação por doença hepática na Amazônia Ocidental. MÉTODO: Estudo ecológico com delineamento de série temporal com utilização de dados de natureza secundária referentes aos óbitos e internações hospitalares por doença hepática na Amazônia Ocidental. RESULTADOS: O número de casos de mortalidade por doenças do figado é maior no sexo masculino, considerando o periodo de 2008 a 2017 no estado da Amazônia Ocidental. Além disso, os resultados do estudo mostram que os pacientes afetados possuem em grande parte, idade superior a 50 anos e os menores de 20 anos, são os que menos vão ao óbito. Em relação a taxa de internação, os pacientes do sexo masculino são os responsáveis pelo maior número de internações relacionadas a essas doenças e não diferente da mortalidade, os pacientes com idade superior a 50 anos também representam os maiores casos de internação. CONCLUSÃO: Evidenciou que há uma tendência de estabilidade de casos de mortalidade e internação por doenças hepáticas no estado da Amazônia Ocidental.

Palavras-chave : mortalidade; hospitalização; doença; incidência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License