SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1Opportunities in child motor development at home: bibliometric and scientometric reviewBrugada syndrome: current concepts and genetic background author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

BEZERRA, Héllyda de Souza et al. Cobertura da triagem para câncer do colo do útero em um estado do nordeste do Brasil. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.1, pp. 145-151. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.10319.

INTRODUÇÃO: O câncer de colo do útero é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Sua triagem através do exame de papanicolau é crucial para a prevenção e detecção precoce. OBJETIVO: O objetivo do estudo foi avaliar a relação de papanicolau nas regiões do Rio Grande do Norte de 2008 a 2014, e descrever as regiões com menor e maior rastreamento de câncer do colo do útero de acordo com o espaço. MÉTODO: Trata-se de um estudo quantitativo, retrospectivo, descritivo e transversal que utilizou dados secundários do SISCOLO/DATASUS. A amostra foi composta pelos 167 municípios do Estado do Rio Grande do Norte, divididos pelas oito regiões daquele Estado. Os resultados foram expressos em frequências absolutas e relativas, as diferenças entre os meios foram analisadas pelas provas dos alunos T, nas quais foram consideradas diferenças significativas quando p<0,05. O mapeamento dos resultados foi feito através do programa TabWin 32. CONCLUSÃO: A razão média do papanicolau variou consideravelmente entre as regiões do Estado nos anos de 2008 a 2014. Houve queda na média da relação entre os anos de 2008 e 2014, especialmente na região metropolitana. Em relação ao espaço, veram-se que a maioria dos municípios com menor proporção está localizada nas extremidades do mapa. Conhecer o indicador de razão citopatológica nas regiões do Estado é fundamental para a gestão da saúde naquele Estado, a fim de qualificar melhor os profissionais e estabelecer metas específicas para a avaliação da cobertura do câncer do colo do útero.

Keywords : Neoplasias Cervicais; Cobertura dos Serviços Públicos de Saúde; Papanicolau.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License