SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Síndrome de Brugada: conceitos atuais e antecedentes genéticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MARTINS, Marcos Alberto et al. Neoplasia maligna de glândula anexial cutânea em couro cabeludo: um caso de dúvida diagnóstica entre carcinoma metastático de mama e tumor primário de glândula sudoríparas. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.1, pp. 177-183. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.10361.

Este artigo descreve o caso de uma mulher de 71 anos que inicialmente foi ao dermatologista para avaliação de tumor de pele no couro cabeludo, e que realizou biópsia incisional desta lesão. O estudo anatomopatológico e imuno-histoquímico revelou um diagnóstico preliminar de metástase de carcinoma de mama. Embora a paciente não tivesse história clínica de câncer de mama, devido a esse resultado, foi encaminhada à mastologista, que investigou seus nódulos mamários para localizar o possível foco primário do carcinoma. Apesar de uma investigação ativa por meio de exames de imagem, biópsias e mamotomia, não foi encontrado nenhum possível foco primário nas mamas. Por fim, a lesão no couro cabeludo também foi totalmente removida por um cirurgião plástico. Novos exames anatomopatológicos e imuno-histoquímicos confirmaram o diagnóstico de metástase de carcinoma de mama. Diante desses resultados, os autores discutem a dificuldade em diagnosticar a diferenciação de uma neoplasia primária ou metastática do couro cabeludo, com os recursos disponíveis atualmente, até a conclusão de que se tratava de um carcinoma primário da glândula sudorípara.

Palavras-chave : carcinoma mamário; carcinoma de glândulas sudoríparas; câncer de pele.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License