SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3Mortalidade e letalidate da COVID-19 no Estado do Pará, Amazônia legal, BrasilPerspectiva epidemiológica da evolução da pandemia da COVID-19 no Estado do Amapá, Norte do Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

LEITAO, Francisco Naildo Cardoso et al. Efeitos do isolamento social gerado pelo Covid-19 na qualidade de Vida da população de Rio Branco -AC e Santo André - SP. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.3, pp. 405-413. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.12609.

INTRODUÇÃO: o COVID-19 é um vírus altamente transmissível e que estar causando problemas gravíssimos na saúde do mundo, gerando com isso, grandes problemas políticos e financeiros. Existem inúmeros fatores de risco relacionados a esta doença, que vai desde morbidades até questões sociais e familiares. OBJETIVO: avaliar os efeitos do isolamento social gerado pelo Covid-19 na qualidade de Vida na população de duas cidades Brasileiras. MÉTODO: estudo transversal. A pesquisa foi realizada em duas cidades diferentes da confederação brasileira. Uma em Santo André - SP e a outra em Rio Branco-AC. Trata-se de uma pesquisa com uma plataforma online, utilizando a ferramenta do Google Formulários do drive para avaliar a qualidade de vida da população pelo protocolo SF-36. A seleção foi realizada de forma aleatória em ambos os grupos (Acre e São Paulo), tendo respectivamente 109 e 62 participantes neste primeiro momento. RESULTADOS: em relação ao gênero, as mulheres estão em maior número participando na cidade de Santo André - SP do que em Rio Branco-AC, com (80,6% e 48,6%), respectivamente. Da mesma forma, em relação a faixa etária Santo André encontra-se com uma média de idade mais jovem do que em Rio Branco. Quando realizamos uma comparação das dimensões entre os dois estados realizando uma análise estatística de Mann-Whitney apareceram diferença estatística em três dimensões, que foram a capacidade funcional, a Dor e a vitalidade, apresentando nestes três domínios melhor qualidade de vida para a cidade de Rio Branco. CONCLUSÃO: a cidade de Rio Branco-Acre encontra-se com um escore positivo quando comparado com a cidade de Santo André - SP na maioria dos domínios analisados.

Palabras clave : qualidade de vida; COVID-19; isolamento Social; SARS-CoV-2.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License