SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Sleep quality during home distancing in the COVID-19 pandemic in the Western AmazonMental health status and quality of life of people with disabilities in social isolation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

SOUZA, Dandara Costa Lima de; GUIMARAES, Rafael Basílio  and  CARVALHO, Alzira Alves de Siqueira. Guillain-Barre syndrome related to COVID-19: muscle and nerve biopsy findings. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.3, pp. 465-469. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.12183.

INTRODUÇÃO: O envolvimento do sistema nervoso periférico (SNP) na COVID-19 é raro e, até o momento, os aspectos morfológicos de biópsias de músculo e nervo não foram relatados. Descrevemos um caso de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) na vigência de COVID-19 destacando os achados na biopsia de músculo e nervo. Um homem de 79 anos apresentou fraqueza progressiva em ambas as pernas ao longo de uma semana, evoluindo para ambos os braços e retenção urinária em 6 dias. Quatro dias antes, apresentou tosse, sensação febril e leve desconforto respiratório. Na admissão, apresentava-se afebril e sem alteração respiratória. O exame neurológico mostrou fraqueza proximal assimétrica, reflexos diminuídos e sensibilidade preservada. Três dias após, o paciente evoluiu com fraqueza facial bilateral e piora da força muscular proximal. Reflexos tendinosos profundos e cutâneo plantar ausentes bilateralmente. A sensibilidade superficial e profunda estavam diminuídas. Evoluiu com piora na saturação de oxigênio sendo colocado sob ventilação mecânica. O exame de liquor revelou uma célula e aumento de proteína (185 mg / dl). A TC de tórax revelou a presença de opacidades em vidro fosco e o RT-PCR para SARS-CoV-2 foi positivo. A biópsia muscular mostrou achados neuromiopáticos moderados com imunoexpressão positiva para MHC classe I, C5b9, CD8 e CD68. A biópsia de nervo revelou infiltrado inflamatório inflamatórios predominantemente endoneural composto por CD45 e CD68. O paciente foi tratado com Oseltamivir por 9 dias seguido de IVIG por 5 dias indo a óbito após três dias por choque séptico. DISCUSSÃO: Este é o primeiro caso documentado de SGB associada a COVID-19 com estudo anatomopatológico de músculo e nervo. Uma revisão sistemática de complicações neurológicas associadas à COVID-19 descreveu 11 pacientes com SGB. As características morfológicas em nosso paciente mostrando sinais de envolvimento do sistema imunológico sugere que a invasão viral direta pode ter colaborado no processo patogênico da lesão neuromuscular. A partir daí, mais pesquisas serão necessárias para entender os gatilhos para essas células migrarem para o nervo periférico.

Keywords : COVID-19; Sistema nervoso periférico; biópsias; Síndrome de Guillain-Barré.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License