SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3Guillain-Barre syndrome related to COVID-19: muscle and nerve biopsy findingsA influência do isolamento social na incidência de positividade nos testes de COVID-19 em região metropolitana de São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SILVA, Alan Patricio da et al. Estado de saúde mental e qualidade de vida das pessoas com deficiência em isolamento social. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.3, pp. 470-475. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.12619.

INTRODUÇÃO: neste momento crítico da pandemia de COVID -19, observamos o afastamento social e a quebra da rotina dos indivíduos na sociedade, para a pessoa com deficiência que necessita de suporte adequado e uma rotina de atividades mais intensas e efetivas podem sentir maior necessidade de cuidado e atenção do suporte familiar para resolução que problemas cotidianos. OBJETIVO: identificar os fatores associados ao impacto da pandemia na Qualidade de vida dos indivíduos com deficiência e seus cuidadores. MÉTODO: foi realizado um inquérito virtual com pais e cuidadores de pessoas com deficiência no para identificar os principais fatores associados ao impacto da Pandemia no cotidiano e nas relações sociais entre família e comunidade. RESULTADOS: dos pais e cuidadores que tivemos acesso e responderam ao questionário, 90% são residentes da região do ABC de São Paulo, suas crianças e adolescentes com deficiência têm entre 4 e 18 anos de idade. As principais pontuações dos cuidadores sobre as dificuldades no cuidado durante a pandemia, 70% se sentiram desamparadas em algum momento, 17% tiveram dificuldades para realizar atividades de autocuidado, 42% tiveram angústias e medo durante o período,83% tem a maior responsabilidade nas decisões do lar, e cerca de 50% conseguem compartilhar tais decisões. CONCLUSÃO: das principais queixas para o cuidado da pessoa com deficiência durante a pandemia de COVID-19, estão relacionadas a sensação de medo e angústia que afeta a tomada de decisão e as relações familiares, o que influencia as atividades de autocuidado e na saúde mental desta população.

Palavras-chave : avaliação de saúde; pandemia de covid- 19; saúde mental; qualidade de vida; terapia ocupacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License