SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3A influência do isolamento social na incidência de positividade nos testes de COVID-19 em região metropolitana de São Paulo, BrasilA time-series ecological study protocol to analyze trends of incidence, mortality, lethality of COVID-19 in Brazil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

STOLF, Mariana Taborda et al. Desempenho de escolares em fase inicial de alfabetização em habilidades cognitivo-linguísticas durante a pandemia. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.3, pp. 484-490. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.12668.

INTRODUÇÃO: a pandemia do Covid-19 tornou mais evidentes as discrepâncias entre as diferentes realidades educacionais para os escolares em início de alfabetização. OBJETIVO: caracterizar o desempenho de habilidades cognitivo-linguísticas de escolares em fase inicial de alfabetização durante a pandemia. MÉTODO: participaram deste estudo 22 escolares do Ensino Fundamental I, distribuídos em GI escolares do 1º ano e GII escolares do 2º ano, submetidos a aplicação do Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-Linguísticas para escolares em fase inicial de alfabetização RESULTADOS: os escolares do GI e GII apresentaram desempenho médio para escrita do nome e escrita do alfabeto em sequência. O GI apresentou resposta de recusa para os subtestes de ditado de palavras, ditado de pseudopalavras e ditado de figuras, repetição de palavras e memória sequencial visual de formas e desempenho inferior para reconhecimento do alfabeto em ordem aleatória e desempenho médio para reconhecimento do alfabeto em sequência. O GII apresentou desempenho inferior para os subtestes de ditado de palavras, ditado de pseudopalavras, ditado de figura e desempenho superior para reconhecimento do alfabeto em ordem aleatória, alfabeto em sequência e memória sequencial visual de formas. DISCUSSÃO: a apropriação do mecanismo de relação letra-som traz questionamentos, uma vez que, evidenciou a dificuldade de todos os escolares em habilidades cognitivo-linguísticas necessárias para o pleno desenvolvimento da leitura e da escrita em um sistema de escrita alfabético como o Português Brasileiro. CONCLUSÃO: os escolares do 1º e 2º anos apresentaram desempenhos inferiores em habilidades cognitivo-linguística importantes para a aprendizagem da leitura e escrita.

Palavras-chave : alfabetização; pandemia; aprendizagem; desenvolvimento infantil; educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License