SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Performance of early literacy students in cognitive-linguistic skills during the pandemicAnalysis of COVID-19 mortality and case-fatality in a low- income region: an ecological time-series study in Tocantins, Brazilian Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

ABREU, Luiz Carlos de; ELMUSHARAF, Khalifa  and  SIQUEIRA, Carlos Eduardo Gomes. A time-series ecological study protocol to analyze trends of incidence, mortality, lethality of COVID-19 in Brazil. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.3, pp. 491-495. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.12667.

INTRODUÇÃO: a Introdução: Desde que o primeiro caso de COVID-19 foi confirmado em fevereiro de 2020, o Brasil notificou mais de 20 milhões de casos e mais de 600.000 mortes em 31 de outubro de 2021. O comportamento da pandemia também foi diferente nas várias regiões do país, desde aquelas de menor desenvolvimento econômico à de maior desenvolvimento econômico, tal qual o Estado de São Paulo. OBJETIVO: descrever o passo a passo de séries temporais para análise das tendências de mortalidade, letalidade e incidência de COVID-19 no Brasil. MÉTODO: etapas de um protocolo para um estudo ecológico de séries temporais e com cobertura dos 26 Estados e Distrito Federal (Brasilia). RESULTADOS: as descrições possuem potencial de prover informações para o governo e sociedade nas tomadas de decisões acerca do conhecimento e conduta, clínica, epidemiológica e de investimentos em pesquisa cuidados à saude do povo brasileiro, com foco no pleno entendimento da disseminação da infecção pelo SARS-CoV-2 em território brasileiro, bem como desenvolver banco de dados para acesso público e universal para estudos comparativos entre países e continentes. CONCLUSÃO: banco de dados construídos a partir de estudos ecológicos são imprescindíveis ao pleno entendimento do comportamento do vírus, sua transmissibilidade, letalidade e mortalidade, bem como constitui-se em repositório para busca de informações e tomadas de decisão em saúde pública.

Keywords : COVID-19; protocolo; séries temporais; epidemiologia; indicadores.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License