SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3Desempenho de escolares em fase inicial de alfabetização em habilidades cognitivo-linguísticas durante a pandemiaAnálise da mortalidade e letalidade por COVID-19 em uma região de baixa renda: um estudo ecológico de série temporal no Tocantins, Amazônia Brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ABREU, Luiz Carlos de; ELMUSHARAF, Khalifa  e  SIQUEIRA, Carlos Eduardo Gomes. A time-series ecological study protocol to analyze trends of incidence, mortality, lethality of COVID-19 in Brazil. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.3, pp. 491-495. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.12667.

INTRODUÇÃO: a Introdução: Desde que o primeiro caso de COVID-19 foi confirmado em fevereiro de 2020, o Brasil notificou mais de 20 milhões de casos e mais de 600.000 mortes em 31 de outubro de 2021. O comportamento da pandemia também foi diferente nas várias regiões do país, desde aquelas de menor desenvolvimento econômico à de maior desenvolvimento econômico, tal qual o Estado de São Paulo. OBJETIVO: descrever o passo a passo de séries temporais para análise das tendências de mortalidade, letalidade e incidência de COVID-19 no Brasil. MÉTODO: etapas de um protocolo para um estudo ecológico de séries temporais e com cobertura dos 26 Estados e Distrito Federal (Brasilia). RESULTADOS: as descrições possuem potencial de prover informações para o governo e sociedade nas tomadas de decisões acerca do conhecimento e conduta, clínica, epidemiológica e de investimentos em pesquisa cuidados à saude do povo brasileiro, com foco no pleno entendimento da disseminação da infecção pelo SARS-CoV-2 em território brasileiro, bem como desenvolver banco de dados para acesso público e universal para estudos comparativos entre países e continentes. CONCLUSÃO: banco de dados construídos a partir de estudos ecológicos são imprescindíveis ao pleno entendimento do comportamento do vírus, sua transmissibilidade, letalidade e mortalidade, bem como constitui-se em repositório para busca de informações e tomadas de decisão em saúde pública.

Palavras-chave : COVID-19; protocolo; séries temporais; epidemiologia; indicadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License