SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3Taxas de mortalidade e fatalidade de casos da COVID-19 no Estado de Goiás, BrasilTendências da mortalidade e letalidade por COVID-19 no Estado do Paraná, Sul do Brasil: análise espaço-temporal de um ano de Pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MARCHIORI, Jennifer Soanno; OLIVEIRA, Miguel Athos Da Silva De  e  BEZERRA, Italla Maria Pinheiro. COVID-19 e a relação com afecções renais: uma revisão de escopo. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.3, pp. 533-548. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.36311/jhgd.v31.12782.

INTRODUÇÃO: COVID-19 é uma doença respiratória aguda original da China que surgiu em dezembro de 2019 e se alastrou rapidamente pelo mundo, atingindo 230.418.415 pessoas e levando 4.724.876 pessoas a óbito. Vindo da família do coronavírus, o SARS-CoV-2 é o novo subtipo de vírus que afeta o trato respiratório em diversos níveis, podendo se alastrar e afetar outras estruturas vitais do corpo. OBJETIVO: identificar os fatores de risco que levam o paciente contaminado pelo SARS-CoV-2 a desenvolver afecções renais. MÉTODO: trata-se de uma revisão sistemática do tipo Scoping Review (revisão de escopo), de acordo com o método de revisão proposto pelo Joanna Briggs Institute (JBI), com a implementação de um check-list estruturado pelo PRISMA-ScR que contém 22 itens de carácter obrigatórios na revisão. Utilizado os descritores: infecção por coronavírus (coronavírus infection), lesão renal aguda (acute kidney injury) e fatores de risco (risk factors) em cinco bases de dados, sendo elas PudMed, Scopus, Embase, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e Web of Science. RESULTADOS: durante a leitura dos estudos, chegou-se em conclusão de que a Lesão Renal Aguda (LRA) fora o principal achado renal em pacientes contaminados pelo SARS-Cov-2. Os fatores de risco para desenvolver o agravamento renal em pacientes com COVID-19 foi o extremo da idade, raça, sexo, doenças pré-existentes e a evolução da doença. CONCLUSÃO: supõe-se que o acometimento renal não ocorra apenas por um motivo exclusivo, mas como uma conjuntura de fatores. Cabe a equipe de saúde se atentar de forma constante para os sinais de alerta mediante o acompanhamento do paciente contaminado.

Palavras-chave : infecção por Coronavírus; lesão renal aguda; fatores de risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License