SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Profissionais do acolhimento institucional: a atuação perante a chegada de uma criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

BROERING, Camila Volpato  e  CREPALDI, Maria Aparecida. Preparação psicológica pré-cirúrgica: estresse e ansiedade em crianças submetidas a cirurgias eletivas. Mudanças [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 1-10. ISSN 0104-3269.

Este artigo apresenta uma pesquisa que avaliou os efeitos da preparação psicológica pré-cirúrgica sobre o estresse e a ansiedade de crianças submetidas a cirurgias eletivas, utilizando-se de três programas distintos de preparação e um grupo de controle. A pesquisa foi realizada com 80 participantes, divididos em quatro grupos, usuários de um Hospital infantil e utilizou-se a Escala de Stress Infantil (ESI) e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE-C). Realizaram-se três etapas distintas: a) aplicação da ESI e do IDATE-C antes da preparação para cirurgia, no dia anterior a mesma; b) a preparação psicológica pré-cirúrgica; e c) a reaplicação da ESI e do IDATE-C, depois da preparação. Os resultados mostraram que há significativa redução do nível de estresse e da ansiedade, embora não tenha havido diferença estatística significativa quanto ao tipo de programa utilizado, seja vídeo, boneco ou informação. Discute-se as implicações práticas para o atendimento psicológico das crianças em situação pré-cirúrgica e as limitações desta pesquisa. Conclui-se que o preparo psicológico pré-cirúrgico foi efetivo, independente da metodologia utilizada.

Palavras-chave : preparação psicológica; estresse pré-cirúrgico; ansiedade pré-cirúrgica; cirurgia na infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License