SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Preparação psicológica pré-cirúrgica: estresse e ansiedade em crianças submetidas a cirurgias eletivasMemória e justiça: a psicologia no atendimento às vítimas de violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

FURTADO, Monalisa Pereira; SILVA, Agnes de Maria Júnior da; SANTOS, Juliana Oliveira dos  e  MAGALHAES, Celina Maria Colino. Profissionais do acolhimento institucional: a atuação perante a chegada de uma criança. Mudanças [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 11-20. ISSN 0104-3269.

O presente trabalho foi realizado no contexto do acolhimento institucional. Teve por objetivo examinar de que forma os profissionais atuam na chegada de uma criança. Para isso tomou-se os relatos de 16 educadores e sete membros da equipe técnica, por meio de questionários para a caracterização sociodemográfica e entrevista semiestruturada. O resultado das entrevistas foi analisado pelo software IRaMuTeQ®. Os principais resultados foram: 1) Maioria dos profissionais eram do sexo feminino, concursados, com ensino superior e capacitação recente; 2) No momento da chegada das crianças à instituição os profissionais agem de forma a explicar os motivos do acolhimento; 3) É comum a emissão de comportamentos de rotina; 4) Existe pouco contato dos educadores com as famílias; 5) As crianças possuem dificuldade para se adaptar à rotina da instituição. Conclui-se que a equipe atua tentando suprir as necessidades físicas e emocionais das crianças, mas estas continuam manifestando dificuldades em se adaptar.

Palavras-chave : Acolhimento institucional; Educador social; Equipe multiprofissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License