SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Profissionais do acolhimento institucional: a atuação perante a chegada de uma criançaRevisitando o feminino: pelo avesso da cultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

FEDRI, Bruno Cervilieri. Memória e justiça: a psicologia no atendimento às vítimas de violência. Mudanças [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 21-26. ISSN 0104-3269.

O artigo tem como objetivo apresentar a atuação do(a) psicólogo(a) no atendimento à vítima de violência realizado de forma interdisciplinar junto às políticas públicas e o acolhimento de seus testemunhos, tendo como foco principal o oferecimento do acesso à justiça para além do atendimento clínico. Este trabalho foi desenvolvido para analisar alguns desafios cotidianos enfrentados por psicólogos e psicólogas, como: as formações dissonantes com relação às demandas da realidade social, a desarticulação entre ética profissional e os direitos humanos e o favorecimento das intervenções clínicas em detrimento de ações interdisciplinares. Observou-se que estes desafios colaboram para que o atendimento psicológico das vítimas de violência seja caracterizado como um trabalho a ser realizado em âmbito privado, que favorece a criação e o fortalecimento das políticas públicas. Desta forma, este artigo procura reafirmar o compromisso da Psicologia com os Direitos Humanos e a memória das vítimas, privilegiando metodologias interdisciplinares e a participação destas para o exercício da cidadania.

Palavras-chave : vítima; violência; justiça.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License