SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Memória e justiça: a psicologia no atendimento às vítimas de violênciaO cuidado ao adolescente com câncer na perspectiva da equipe multiprofissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

ALMEIDA, Maria Emilia Sousa. Revisitando o feminino: pelo avesso da cultura. Mudanças [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 27-36. ISSN 0104-3269.

Este artigo visa discutir aspectos psíquicos e culturais relativos ao feminino, a partir da relação entre o inconsciente e o imaginário cultural. A princípio, a ideia de feminino é tratada em seu aspecto linguístico. A seguir, o método bibliográfico permite recorrer à teoria psicanalítica em duas etapas. A primeira enfoca figuras femininas míticas relevantes nas culturas judaica, cristã e grega, enquanto a segunda apresenta questões inconscientes e conscientes acerca do feminino. Observam-se mudanças da concepção falocêntrica sobre o feminino para outra mais contemporânea e mais independente do masculino como padrão de maior valor na psique e na cultura.

Palavras-chave : representações; afetos; feminino; psiquismo; cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License