SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Revisiting the feminine: inside out of cultureThe professional improvement programs in psychology in the perspective of the egress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mudanças

Print version ISSN 0104-3269On-line version ISSN 2176-1019

Abstract

SOUZA, Tamara Santos de  and  GABARRA, Letícia Macedo. O cuidado ao adolescente com câncer na perspectiva da equipe multiprofissional. Mudanças [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 37-44. ISSN 0104-3269.

O adoecimento por câncer na adolescência apresenta especificidades do ponto de vista biopsicossocial, o que coloca desafios à equipe na prestação de uma assistência de qualidade. Diante disso, este estudo teve como objetivo compreender a vivência do cuidado ao adolescente com câncer, na perspectiva da equipe multiprofissional de um Serviço de Onco-Hematologia adulto, de um hospital geral do sul do país, que atende adolescentes a partir dos quinze anos. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove profissionais que compõem a equipe multiprofissional. A análise qualitativa foi feita por meio da análise de conteúdo. Os dados foram organizados em quatro categorias: especificidades do cuidado ao adolescente com câncer, sentimentos mobilizados nos profissionais de saúde, estratégias de enfrentamento utilizadas pela equipe e desafios na assistência. A partir dos resultados, identificou-se que o cuidado ao adolescente com câncer tem impacto emocional significativo nos profissionais de saúde, exigindo investimento técnico e emocional para que eles possam suportar tal desafio.

Keywords : câncer; adolescência; equipe de assistência ao paciente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License