SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Revisitando o feminino: pelo avesso da culturaO programa de aprimoramento profissional em psicologia na perspectiva do egresso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

SOUZA, Tamara Santos de  e  GABARRA, Letícia Macedo. O cuidado ao adolescente com câncer na perspectiva da equipe multiprofissional. Mudanças [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 37-44. ISSN 0104-3269.

O adoecimento por câncer na adolescência apresenta especificidades do ponto de vista biopsicossocial, o que coloca desafios à equipe na prestação de uma assistência de qualidade. Diante disso, este estudo teve como objetivo compreender a vivência do cuidado ao adolescente com câncer, na perspectiva da equipe multiprofissional de um Serviço de Onco-Hematologia adulto, de um hospital geral do sul do país, que atende adolescentes a partir dos quinze anos. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove profissionais que compõem a equipe multiprofissional. A análise qualitativa foi feita por meio da análise de conteúdo. Os dados foram organizados em quatro categorias: especificidades do cuidado ao adolescente com câncer, sentimentos mobilizados nos profissionais de saúde, estratégias de enfrentamento utilizadas pela equipe e desafios na assistência. A partir dos resultados, identificou-se que o cuidado ao adolescente com câncer tem impacto emocional significativo nos profissionais de saúde, exigindo investimento técnico e emocional para que eles possam suportar tal desafio.

Palavras-chave : câncer; adolescência; equipe de assistência ao paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License