SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1O cuidado ao adolescente com câncer na perspectiva da equipe multiprofissionalA construção social do corpo: como a perseguição do ideal do belo influenciou as concepções de saúde na sociedade brasileira contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

PEREIRA, Evelyn Francine Dutra  e  PADOVANI, Flavia Helena Pereira. O programa de aprimoramento profissional em psicologia na perspectiva do egresso. Mudanças [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 45-62. ISSN 0104-3269.

Os Programas de Aprimoramento Profissional foram criados na década de setenta e tem seu valor reconhecido como formação de pós-graduação na modalidade latu sensu dentro do território do estado de São Paulo. O presente estudo teve por objetivo identificar o impacto dos Programas de Aprimoramento Profissional na formação e exercício profissional do psicólogo, especialmente na área da saúde, de acordo com a percepção dos egressos. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem quanti-qualitativa. Grande parte dos egressos (93,1%) encontra-se inserida no mercado de trabalho, atuando como psicólogo. As atividades práticas foram melhores avaliadas do que as atividades teóricas. Observou-se que a realização do Programa de Aprimoramento Profissional possibilitou o aperfeiçoamento e a capacitação do profissional para atuação qualificada e diferenciada na área da saúde. Por fim, cabe ressaltar, a necessidade de adequação dos Programas de Aprimoramento às novas demandas em saúde.

Palavras-chave : Psicologia da saúde; Formação profissional; Ensino Superior; Pós-graduação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License