SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1O programa de aprimoramento profissional em psicologia na perspectiva do egressoAtenção em saúde mental em municípios de pequeno porte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

NASCIMENTO, Ellany Gurgel Cosme do; SENA, Patrícia Rakel de Castro; JACOB, Lia Maristela da Silva  e  MAIA, Eulália Maria Chaves. A construção social do corpo: como a perseguição do ideal do belo influenciou as concepções de saúde na sociedade brasileira contemporânea. Mudanças [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 53-61. ISSN 0104-3269.

A presente revisão narrativa objetivou resgatar a construção histórica e social do corpo, evidenciando nesse processo o ideal de beleza, perseguido ao longo dos anos por diversas culturas e suas repercussões sobre a concepção de saúde produzida na sociedade brasileira contemporânea. Para tanto o corpus discursivo foi estruturado em quatro tópicos, a saber: Descobrindo a Beleza: a instituição de uma imagem do corpo ideal na antiguidade clássica; Encobrindo a Beleza: o corpo como lugar de expiação e especulação científica; Reinventando a Beleza: como a mídia pauta novas exigências de construção da imagem corporal; e, A satisfação com a imagem corporal como preditor de saúde. Percebe-se que embora a beleza tenha sido uma das grandes ocupações e preocupações do homem, não se constata esforços no intento de defini-la, aparecendo como um aspecto da imagem corporal, com relativos atributos divinais, já que os indivíduos são incentivados a persegui-la e atingi-la.

Palavras-chave : imagem corporal; beleza; história da medicina; sociologia médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License