SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Traços de personalidade de adolescentes infratores e vitimizados por meio do Eysenck Personality Questionnaire Junior (EPQ-J) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; CAMPOS, Bárbara Camila de; MARTINS, Jussânia Moraes  e  PADOVAN, Flávia Helena Pereira. Práticas e crenças maternas sobre cuidado e estimulação de bebês prematuros e a termo. Mudanças [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 01-07. ISSN 0104-3269.

O objetivo do estudo foi descrever e comparar práticas parentais e crenças sobre desenvolvimento de 23 mães de bebês nascidos prematuros de muito baixo peso e de 23 mães de bebês nascidos a termo. Os dados sociodemográficos foram coletados em uma entrevista inicial e foi aplicada a "Escala de crenças parentais e práticas de cuidado na primeira infância" (E-CPPC). Os dados obtidos indicaram que na dimensão Cuidados Primários não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos quanto às práticas, mas houve diferenças considerando as crenças. Para a dimensão Estimulação, as mães de bebês prematuros a realizam em maior frequência do que as mães dos bebês a termo, mas acham menos importante fazê-las. Ou seja, mostram-se informadas a respeito de cuidado e estimulação e como fazê-la, entretanto, parece que não entenderam a sua importância. Os dados sugerem que no serviço de intervenção precoce aprendem a estimular seu bebê, mas não porque fazê-lo.

Palavras-chave : Recém-Nascido Prematuro; Crenças Parentais; Práticas de Cuidado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License