SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Práticas e crenças maternas sobre cuidado e estimulação de bebês prematuros e a termoAdolescente em acolhimento institucional: um estudo de caso com Genograma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

PINTO JUNIOR, Antonio Augusto et al. Traços de personalidade de adolescentes infratores e vitimizados por meio do Eysenck Personality Questionnaire Junior (EPQ-J). Mudanças [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 09-14. ISSN 0104-3269.

O presente estudo objetivou mapear os traços de personalidade (Psicoticismo, Neuroticismo e Extroversão) de adolescentes brasileiros vítimas de abuso intrafamiliar, nas modalidades física e/ou sexual, e autores de ato infracional. A amostra foi composta por um total de 200 adolescentes de ambos os sexos na faixa etária entre 12 e 16 anos, divididos em três grupos: a) 50 adolescentes infratores, b) 50 adolescentes vítimas de abuso intrafamiliar físico e/ou sexual, c) 100 adolescentes sem suspeitas de sofrerem violência doméstica ou terem praticado ato infracional. Como instrumento, foi utilizado o Eysenck Personality Questionnaire Junior (EPQ-J). Os dados foram avaliados pela análise da significância da diferença entre os grupos de pesquisa por meio do teste de comparação múltipla de Tukey. Foram encontradas diferenças significantes entre os grupos de pesquisa nos tres fatores analisados (Psicotisismo p<0,001; Extroversão p<0,015; Neuroticismo p<0,027), indicando principalmente nos grupos clínicos tendência a reagir de forma desajustada, impulsiva e agressiva. Também se mostraram mais introvertidos, não sociáveis, com isolamento social, além de apresentarem hipersensibilidade emocional, com excitabilidade e traços de ansiedade, que podem desencadear transtornos de humor, principalmente a depressão. Conclui-se que as experiências de vitimização intrafamiliar e de prática de atos infracionais, além de se mostrarem como faces de uma mesma moeda, prejudicam a adaptação do indivíduo e interferem na forma como atuam no ambiente, podendo levar ao comprometimento da saúde mental de sujeitos e ao desencadeamento de transtornos de humor ou de carater.

Palavras-chave : adolescência; traços de personalidade; violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License