SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Traços de personalidade de adolescentes infratores e vitimizados por meio do Eysenck Personality Questionnaire Junior (EPQ-J)Inventário de estilos parentais de Young: validação em crianças paraibanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

CRUZ, Edson Júnior Silva da et al. Adolescente em acolhimento institucional: um estudo de caso com Genograma. Mudanças [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 15-26. ISSN 0104-3269.

Esse trabalho objetiva compreender situações de violação de direitos envolvendo uma adolescente e suas relações familiares em uma perspectiva transgeracional. Utilizou-se de abordagem qualitativa para o estudo de caso único da adolescente, com os instrumentos Genograma, Formulário para Caracterização dos Adolescentes e Diário de Campo. Verificou-se o processo transgeracional na repetição de conflitos ocorridos entre a sua avó e sua mãe, que teve efeitos no desenvolvimento da adolescente, já que viveu em um ambiente de risco, no qual foi abusada por uma das pessoas que deveria assumir papel de cuidador. Foi verificado também que a adolescente teve diversos direitos violados, como: negligência familiar, violência física e exploração do trabalho infantil. Apesar disso, ela demonstrou um laço significativo com a mãe adotiva, relação que contribuía no enfrentamento da situação de risco que estava inserida.

Palavras-chave : violência; adolescente; relatos de casos; relações familiares; Tesauro da Biblioteca Virtual de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License