SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Adolescente em acolhimento institucional: um estudo de caso com GenogramaTrabalho noturno e seus efeitos na saúde dos trabalhadores da área de segurança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

RIBEIRO, Karla Carolina Silveira  e  CRUZ, Raiff Laurentino da. Inventário de estilos parentais de Young: validação em crianças paraibanas. Mudanças [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 53-62. ISSN 0104-3269.

A família é a instituição responsável pelo processo de socialização primária das crianças, especificamente os genitores efetuam a mediação entre os primeiros contatos da criança e o mundo externo, com diferentes maneiras de trocas intersubjetivas primordiais para o desenvolvimento. Nas últimas décadas, observa-se o crescimento de estudos sobre a família e sua influência no desenvolvimento normal e patológico da criança e do adolescente, mas nenhum modelo clínico de compreensão dos estilos parentais foi proposto anteriormente. Jeffrey Young, como pioneiro nos estudos voltados à Terapia Focada nos Esquemas, desenvolveu o Inventário de Estilos Parentais de Young (IEP). O objetivo dessa pesquisa foi de adaptar e analisar se o IEP apresenta validade psicométrica para aplicação com crianças paraibanas, inicialmente e especificamente na escala relacionada aos domínios esquemáticos maternos. Para o estudo empírico, contou-se com a participação de 646 crianças, do ensino fundamental, com idades entre 8 a 12 anos. Os dados foram coletados em 6 cidades da Paraíba. Todos os itens apresentaram cargas fatoriais acima de 0,3. Para a escala materna o índice KMO=0,900 e x2=7693,140 p<0,000 e o percentual de variância cumulativa foi 42%. A versão final para a escala materna foi composta pelos fatores: (I) Desconexão e Rejeição (0,864); (II) Limites Prejudicados e Inibição (0,804); (III) Hipervigilância (0,74); (IV) Orientação para o outro (0,74); (V) Superproteção e Autonomia Prejudicados (0,67). Conclui-se que a versão adaptada para crianças, na escala materna apresenta parâmetros psicométricos adequados. Ademais sugere-se a continuação dos estudos para validação da escala paterna.

Palavras-chave : Estilos parentais; Jeffrey Young; validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License