SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Inventário de estilos parentais de Young: validação em crianças paraibanasTratamento gravado em vídeo diretamente observado: uma ferramenta possível em saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

FRANCA, Robinson Souza de et al. Trabalho noturno e seus efeitos na saúde dos trabalhadores da área de segurança. Mudanças [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 27-33. ISSN 0104-3269.

Este estudo empírico e qualitativo teve como objetivo conhecer os efeitos do trabalho noturno na saúde dos trabalhadores da área de segurança, para isto verificou os principais impactos do trabalho na sua saúde e realizou um levantamento dos seus motivos para a escolha da profissão. Vinte trabalhadores da área de Segurança pública e privada responderam entrevista semiestruturada acerca do trabalho noturno e os impactos na saúde dos profissionais e questionário sociodemográfico. Suas respostas foram processadas no software IRAMUTEQ, cuja classificação hierárquica descendente as dividiu em quatro classes, fatores motivadores e desmotivadores para o trabalho noturno, atividades fora do horário de trabalho e repercussões do trabalho na vida pessoal. Os resultados apontam que as queixas de cansaço físico e psíquico, estresse, desregulação do ciclo do sono e impactos nos relacionamentos sociais estão associados aos processos de adoecimento e sofrimento físicos e psíquicos no trabalho noturno.

Palavras-chave : Trabalho Noturno; Saúde; Trabalho na Segurança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License