SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Trabalho noturno e seus efeitos na saúde dos trabalhadores da área de segurançaRelato de uma experiência de estágio em psicodiagnóstico com crianças provenientes de famílias de baixa renda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

AZEVEDO, Rodrigo Mauro Lacerda; BRAGA, Rodrigo de Santana Geraldo; CORTES, Helena Moraes  e  PINHO, Paula Hayasi. Tratamento gravado em vídeo diretamente observado: uma ferramenta possível em saúde mental. Mudanças [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 35-38. ISSN 0104-3269.

Descreve-se a experiencia da utilização do tratamento gravado em vídeo um serviço público de saúde mental, em uma cidade do Recôncavo da Bahia. Os vídeos foram enviados por Serviço de Mensagens Multimídia (SMS). Tal técnica foi decisiva, para que uma usuária do serviço de saúde mental fizesse uso diariamente, de suas medicações sem qualquer falha, o que possibilitou uma rápida melhora de sua produção delirante. Sugere-se que a introdução das gravações diretamente observadas no período agudo dos quadros de transtornos mentais graves poderia favorecer um melhor desfecho terapêutico, pois pode trazer a segurança do correto uso das medicações nestes momentos.

Palavras-chave : Saúde mental; Adesão à medicação; Terapia diretamente observada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License