SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Tratamento gravado em vídeo diretamente observado: uma ferramenta possível em saúde mentalRumo aos 40 anos de entrevista motivacional: evolução da abordagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

NOBRE, Thalita Lacerda  e  VIEIRA, Marina Porto. Relato de uma experiência de estágio em psicodiagnóstico com crianças provenientes de famílias de baixa renda. Mudanças [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 39-44. ISSN 0104-3269.

O presente trabalho teve como objetivo apresentar a experiência de alunos e duas supervisoras no atendimento a crianças provenientes de famílias de baixa renda, no estágio em Psicodiagnóstico Interventivo. Apresentamos a relevância desta prática tanto para os futuros profissionais quanto para os clientes que participam do processo. Para ser realizado, o psicodiagnóstico em questão, seguiu-se a linha teórica fenomenológico-existencial e se desenvolveu a partir das entrevistas iniciais (realizadas com os pais ou responsáveis), horas lúdicas (realizadas com as crianças), até as entrevistas devolutivas (realizadas também com os pais e com as crianças). Pode-se notar, ao longo de nossa prática como supervisoras deste estágio os benefícios que sua prática pode trazer, pois do lado do cliente, recebeu-se feedback das escolas e da família sobre mudanças significativas no comportamento das crianças. Pelo lado das crianças, observou-se o desenvolvimento do exercício da autorreflexão sobre os sentimentos e resolução de conflitos de modo mais assertivo que no início do processo. Do ponto de vista dos estagiários, pudemos observar, também, o crescimento profissional destes, a partir desta experiência.

Palavras-chave : psicodiagnóstico; intervenção; crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License