SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Relato de uma experiência de estágio em psicodiagnóstico com crianças provenientes de famílias de baixa renda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

SEREBRENIC, Flavia  e  LIMA, Danielle Ruiz. Rumo aos 40 anos de entrevista motivacional: evolução da abordagem. Mudanças [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 45-52. ISSN 0104-3269.

A Entrevista Motivacional (EM) é uma abordagem pautada na empatia, na escuta reflexiva e na resolução da ambivalência para auxiliar no processo de mudança. Desde sua criação, foram realizadas revisões teóricas importantes com o objetivo de aprimorar o método e melhor adequá-lo às diferentes demandas, porém a literatura no Brasil ainda encontra-se desatualizada. Método: Foi realizada uma revisão não-sistemática da literatura sobre a EM buscando sintetizar e apresentar as principais mudanças teóricas realizadas. Resultados e Discussão: Os princípios centrais e as fases da mudança foram algumas das reformulações propostas, que agora melhor refletem a complexidade do processo e oferecem diretrizes mais estruturadas para direcionar o trabalho do terapeuta, esclarecendo também alguns dos conceitos originais. Conclusões: Considerando o aumento da utilidade da EM nos diversos contextos e as mudanças realizadas ao longo dessas últimas décadas, acredita-se que esta atualização favorecerá o ensino, pesquisa e a prática da EM no país.

Palavras-chave : Entrevista Motivacional; motivação; mudança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License