SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Comunicação educativa e educação para o lazer: os super-heróis dos quadrinhos nas aulas de educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

OLIVEIRA, Daniel Vicentini et al. Idosos frequentadores de clubes de dança possuem maior propósito na vida do que os não frequentadores. Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.1, pp. 01-08. ISSN 0104-3269.

Este estudo transversal teve o objetivo comparar o propósito de vida entre idosos frequentadores e não frequentadores de clubes de dança. Foram avaliados 100 idosos, sendo 50 frequentadores de clubes de dança e 50 não frequentadores. Foi utilizado um questionário sociodemográficas e a Escala de Propósito de vida. Os dados foram analisados por meio dos testes Kolmogorov-Smirnov, Qui-quadrado de Pearson, "U" de Mann-Whitney e correlação de Spearman (p<0,05). Os idosos frequentadores de clubes de dança apresentaram maior escore de propósito de vida do que os idosos não frequentadores (p=0,010. Não foi encontrada correlação significativa (p > 0,05) entre a idade e o propósito de vida dos idosos frequentadores e não frequentadores de clubes de dança. Pode-se concluir que a frequência em clubes de dança de salão parece ser um fator interveniente no propósito de vida dos idosos.

Palavras-chave : Envelhecimento; Psicologia; Comportamento; Atividade motora; Socialização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License