SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Idosos frequentadores de clubes de dança possuem maior propósito na vida do que os não frequentadoresMulheres diagnosticadas com câncer de mama: impacto do crescimento pós-traumático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

SILVA, Cinthia Lopes da  e  FERRES I PRATS, Joan. Comunicação educativa e educação para o lazer: os super-heróis dos quadrinhos nas aulas de educação física. Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.1, pp. 09-16. ISSN 0104-3269.

Dentre os estudantes brasileiros do Ensino Fundamental, muitos não participam efetivamente das aulas de Educação Física por questões de ordem metodológica, de mediação didática e de conhecimento. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar a eficácia de uma proposta pedagógica que parte dos estudos da Comunicação Educativa (baseada na neurociência) e da educação para o lazer. Participaram da pesquisa 20 estudantes de uma escola pública do estado de São Paulo, com idades entre 13 e 14 anos. A pesquisa é qualitativa. Foram utilizados diário de campo e observações. Resultados: novas habilidades corporais foram aprendidas pelos alunos dentro do contexto das histórias em quadrinhos de super-heróis e os estudantes deram indícios de terem desenvolvido uma atitude crítica e criativa.

Palavras-chave : Educação Física; Lazer; Educação; Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License