SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Educational communication and education for leisure: the super heroes of the comic books in physical education classesInterfaces between psychological assessment and the psychoanalytic clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mudanças

Print version ISSN 0104-3269On-line version ISSN 2176-1019

Abstract

CAMARGO, Maria Jeane et al. Mulheres diagnosticadas com câncer de mama: impacto do crescimento pós-traumático. Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.1, pp. 17-26. ISSN 0104-3269.

Câncer é possivelmente a doença mais temida na atualidade. Por seu caráter crônico, exige ajustamentos em múltiplos domínios na vida do paciente, com evidências indicando que fatores físicos, emocionais, cognitivos, interpessoais e comportamentais estão inter-relacionados e contribuem para o ajustamento de cada indivíduo. A perspectiva de superação de uma experiência desafiadora como o câncer pode resultar no desenvolvimento do que alguns autores denominam de crescimento pós-traumático. O objetivo consistiu em identificar os fatores relacionados ao crescimento pós-traumático a partir do diagnóstico e tratamento de câncer de mama. Participaram deste estudo trinta mulheres diagnosticadas com câncer de mama em tratamento no Hospital de Base. Para o processo de coleta de dados foram utilizados, questionário sociodemográfico, Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar, Escala de esperança de Herth, Escala de Apoio Social, Escala de Ajustamento Mental para o câncer e Inventário de Crescimento Pós-Traumático. Como resultado verificou-se que variáveis como idade, possuir um companheiro, maior tempo de diagnóstico, esperança, menores indicadores de depressão, maior nível de escolaridade e religião são fatores que colaboram para o desenvolvimento do crescimento pós-traumático. Estes resultados apontam para a importância da identificação destas variáveis no perfil psicossocial de pacientes com câncer, e principalmente para a necessidade de elaborar intervenções que possam promover a manutenção e o desenvolvimento de fatores de proteção em face aos estressores do tratamento.

Keywords : Neoplasia Mamária; Crescimento Pós-traumático; Saúde Mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License