SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Comunicação educativa e educação para o lazer: os super-heróis dos quadrinhos nas aulas de educação físicaInterfaces entre a avaliação psicológica e a clínica psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

CAMARGO, Maria Jeane et al. Mulheres diagnosticadas com câncer de mama: impacto do crescimento pós-traumático. Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.1, pp. 17-26. ISSN 0104-3269.

Câncer é possivelmente a doença mais temida na atualidade. Por seu caráter crônico, exige ajustamentos em múltiplos domínios na vida do paciente, com evidências indicando que fatores físicos, emocionais, cognitivos, interpessoais e comportamentais estão inter-relacionados e contribuem para o ajustamento de cada indivíduo. A perspectiva de superação de uma experiência desafiadora como o câncer pode resultar no desenvolvimento do que alguns autores denominam de crescimento pós-traumático. O objetivo consistiu em identificar os fatores relacionados ao crescimento pós-traumático a partir do diagnóstico e tratamento de câncer de mama. Participaram deste estudo trinta mulheres diagnosticadas com câncer de mama em tratamento no Hospital de Base. Para o processo de coleta de dados foram utilizados, questionário sociodemográfico, Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar, Escala de esperança de Herth, Escala de Apoio Social, Escala de Ajustamento Mental para o câncer e Inventário de Crescimento Pós-Traumático. Como resultado verificou-se que variáveis como idade, possuir um companheiro, maior tempo de diagnóstico, esperança, menores indicadores de depressão, maior nível de escolaridade e religião são fatores que colaboram para o desenvolvimento do crescimento pós-traumático. Estes resultados apontam para a importância da identificação destas variáveis no perfil psicossocial de pacientes com câncer, e principalmente para a necessidade de elaborar intervenções que possam promover a manutenção e o desenvolvimento de fatores de proteção em face aos estressores do tratamento.

Palavras-chave : Neoplasia Mamária; Crescimento Pós-traumático; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License