SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Mulheres diagnosticadas com câncer de mama: impacto do crescimento pós-traumáticoComportamento suicida e religiosidade em estudantes de psicologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mudanças

versión impresa ISSN 0104-3269versión On-line ISSN 2176-1019

Resumen

ROSA, Helena Rinaldi et al. Interfaces entre a avaliação psicológica e a clínica psicanalítica. Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.1, pp. 27-33. ISSN 0104-3269.

Este trabalho visa refletir sobre as interfaces entre a clínica psicanalítica e a avaliação psicológica, mostrando a possibilidade de diálogo e de encontro entre ambas e que dados de pesquisas científicas podem contribuir com a compreensão clínica de pessoas com dificuldades emocionais. Método: Trata-se de um estudo teórico com esse objetivo e, para isso os Resultados e Discussão ocorrem por meio da apresentação de algumas pesquisas científicas quantitativas, realizadas pela autora em meio acadêmico, com o teste do Desenho da Figura Humana (DFH)e um breve estudo de caso no qual foi feita a avaliação psicológica com diversos instrumentos, incluindo o DFH. Os diferentes trabalhos apresentados são discutidos em função de como indicam as interfaces da avaliação psicológica com a clínica psicanalítica, e de como a primeira subsidia a compreensão e a ação na atuação psicoterapêutica infantil, revendo as ideias prévias, permitindo à criança e sua família a possibilidade de pensar.

Palabras clave : Psicanálise; Avaliação Psicológica; Desenho De Figuras Humanas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License