SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Comportamento suicida e religiosidade em estudantes de psicologiaQuando o ruído de lazer afeta a saúde de uma comunidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

GUIMARAES, Tamara Borox  e  MAGNI, Cristiana. Reflexões sobre a humanização do cuidado na presença de uma doença ameaçadora da vida. Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.1, pp. 43-48. ISSN 0104-3269.

A pesquisa de cunho qualitativa foi realizada a partir do relato oral de uma profissional da Enfermagem que vivenciou o diagnóstico e tratamento de uma doença ameaçadora da vida, tendo como objetivo descrever reflexões sobre a humanização do cuidado na atuação profissional com a terminalidade da vida. Os profissionais da área da saúde convivem em suas práticas com o enfrentamento de doenças ameaçadoras da vida e vivenciam o impacto e as mudanças que o diagnóstico e tratamento causam na vida de pacientes e familiares. A análise do conteúdo do relato da profissional de saúde ampliou a reflexão sobre a multidimensionalidade do ser humano no processo saúde-doença, devendo ser considerada primordialmente no âmbito da corresponsabilização da equipe multidisciplinar para a oferta de um cuidado humanizado a pacientes e familiares. A habilidade de comunicação efetiva dos profissionais para com os pacientes e familiares ressalta a importância da capacitação para uma assistência centrada nas necessidades do paciente. A espiritualidade, a partir do sofrimento vivenciado no processo de adoecimento, surge como uma fonte de apoio para a aceitação da doença. Essas reflexões despertam a necessidade de a atuação profissional ser baseada no cuidado humanizado frente ao processo de morte e morrer e uma ferramenta para alcançar esse objetivo pode ser a construção de espaços para reflexões e educação constante dos profissionais de saúde.

Palavras-chave : profissionais da saúde; assistência centrada no paciente; humanização; cuidado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License