SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Quando o ruído de lazer afeta a saúde de uma comunidadeCorrelações entre maternidade na adolescência e bebê prematuro e de baixo peso: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

SOUZA, Deise Coelho de; CARVALHO, Patrícia Paiva  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. A religiosidade/espiritualidade no contexto hospitalar: reflexões e dilemas a partir da prática profissional. Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.1, pp. 55-61. ISSN 0104-3269.

Incorporar religiosidade/espiritualidade (R/E) ao cuidado em saúde tem sido um desafio para diferentes profissionais, entre eles o psicólogo. Este estudo apresenta um relato de experiência profissional acerca do modo como a R/E foi experienciada em atendimentos psicológicos no contexto hospitalar. Os resultados observados foram: concepção de R/E para o paciente e seus familiares e os impactos do adoecimento em suas crenças; percepção do limiar entre o respeito e o acolhimento do profissional relacionado à R/E do paciente; percepção dos profissionais da saúde sobre a R/E na equipe; reflexos da vivência no hospital para a R/E do psicólogo. Existem dilemas e angústias enfrentados pelos profissionais da saúde quanto à postura adequada na abordagem aos pacientes em relação à R/E, o que pode resultar em um acolhimento superficial que não tem abarcado as demandas dos sujeitos em atendimento hospitalar, nem pressupostos da Organização Mundial da Saúde acerca da atenção nesse campo.

Palavras-chave : espiritualidade; psicoterapia; hospitais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License