SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1A religiosidade/espiritualidade no contexto hospitalar: reflexões e dilemas a partir da prática profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

FARIA, Gabriela Ribeiro Barros de  e  MAGALHAES, Celina Maria Colino. Correlações entre maternidade na adolescência e bebê prematuro e de baixo peso: uma revisão integrativa. Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.1, pp. 63-73. ISSN 0104-3269.

O presente trabalho apresenta uma revisão integrativa da produção científica nacional e internacional, dos últimos cinco anos, sobre estudos existentes na literatura que abordem a correlação entre a maternidade na adolescência ao nascimento de um bebê prematuro e de baixo peso. Foram acessadas publicações indexadas nas bases de dados Lilacs, Pubmed Central, SciELO (Web of Science), e Scopus (Elsevier), através dos descritores: adolescent, mother, baby ou infant newborn,preterm e low birth weight em artigos de língua inglesa e portuguesa. Entre 206 publicações encontradas, 11 trabalhos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão e por avaliação entre juízes, os quais permitiram compreender temáticas especificas da maternidade adolescente frente ao parto prematuro e de baixo peso ao nascimento. Algumas temáticas foram destacadas como: aspectos emocionais das mães, questões psicossociais, associação entre IMC (índice de massa corporal - peso) materno (pré e peri gestacional) as taxas relativas do nascimento prematuro e ou baixo peso do bebê e o risco da maternidade adolescente e suas comorbidades. Conclui-se que programas de acompanhamento para prevenção da gravidez adolescente, educação em saúde são essenciais para minimizar as taxas de nascimentos prematuros e com baixo peso, assim como a assistência pré-natal direcionada a problemática relativa a condição de saúde do adolescente.

Palavras-chave : Maternidade (Motherhood); Adolescente; Prematuridade; Baixo Peso ao Nascer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License