SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Vantagens e desvantagens percebidas pelas populações chaves no uso da profilaxia pré-exposição índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mudanças

versión impresa ISSN 0104-3269versión On-line ISSN 2176-1019

Resumen

MATSINHE, Mário da Cruz Elias; CANDIDO, Antónia Maria; ABACAR, Mussa  y  ALIANTE, Gildo. Sintomas de stress em estudantes moçambicanos do curso de Psicologia. Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.2, pp. 01-09. ISSN 0104-3269.

Este estudo visou avaliar os sintomas de stress em estudantes do curso de Psicologia de uma Universidade pública da região sul de Moçambique, verificando possíveis associações com variáveis sociodemográficas e acadêmicas. O estudo envolveu uma amostra de 100 estudantes de graduação, sendo 78 do gênero feminino e 22 do gênero masculino, com a faixa etária entre 18 a 51 anos. Os dados foram coletados por meio de um questionário sociodemográfico e do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp - ISSL. As análises estatísticas realizadas sugerem que 45%dos estudantes investigados não apresentaram stress, 55% revelaram sinais de stress, sendo 40% na fase de resistência, 13% na fase de exaustão e 2% na fase de alerta, com predomínio de sintomas de natureza psicológica. O perfil de estudantes com maior vulnerabilidade ao stress é constituído pelas seguintes características: ser do gênero feminino, ter idade entre 18 a 25 anos, ser solteiro, estar no 3º no do curso, e não possuir vínculo empregatício. Em conclusão, os resultados permitem considerar a presença de um quadro instalado de stress nos estudantes investigados, ressaltando a importância das variáveis sociodemográficas e acadêmicas na percepção do fenômeno. Assim, torna-se necessária a implantação de serviços de assistência e de atenção psicossocial aos estudantes na Universidade.

Palabras clave : Stress; Saúde mental; Ensino superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License