SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Sintomas de stress em estudantes moçambicanos do curso de PsicologiaSintomas depressivos e fatores associados em puérperas de um hospital-escola em Cuiabá/MT índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mudanças

versión impresa ISSN 0104-3269versión On-line ISSN 2176-1019

Resumen

BATISTA, Amanda Trajano; SALDANHA, Ana Alayde Werba  y  FURTADO, Francisca Marina Freire. Vantagens e desvantagens percebidas pelas populações chaves no uso da profilaxia pré-exposição. Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.2, pp. 11-20. ISSN 0104-3269.

Para entender o impacto da Profilaxia Pré-Exposição - PrEP na prevenção do HIV, além dos dados de eficácia clínica, precisamos compreender as crenças que subjazem a aceitabilidade da PrEP, uma vez que, para ser segura e eficaz é importante, que esteja em sintonia com as necessidades e preocupações dos usuários. Assim, o objetivo deste estudo é analisar as crenças comportamentais quanto às vantagens e desvantagens do uso de PrEP. A amostra foi composta por 31 participantes de quatro populações-chaves que já utilizam a PrEP, sendo contactados de forma online. Como instrumento de coleta utilizou-se um questionário tendo por base a Teoria da ação racional, composto por quatro perguntas abertas, além dos dados sociodemográficos. Os dados quantitativos foram analisados por estatísticas descritivas, enquanto os qualitativos por meio de análise categorial temática. No tocante as vantagens de usar a PrEP obtiveram-se 84 crenças, sendo as principais: 1) Dupla proteção, 2) Não uso do preservativo, 3) Diminuir a contaminação, 4) Diminuir as ISTs, 5) Autonomia na prevenção. Já em relação às desvantagens, obtiveram-se 95 crenças: 1) Efeitos colaterais, 2) Não eficácia, 3) Não uso do preservativo, 4) Foco no HIV, 5) Tomar diariamente a PrEP. A análise das crenças possibilitou a identificação dos fatores que podem influenciar positivamente ou negativamente a adoção do comportamento preventivo, apontando que embora a PrEP encoraje estratégias de cuidado, ainda há um desconhecimento sobre sua real eficácia.

Palabras clave : Profilaxia Pré Exposição; Teoria da ação racional; População-Chave; HIV/Aids.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License